Educação em tempos de pandemia COVID 19: fato ou ficção?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15649/cuidarte.1336

Palavras-chave:

Pandemias, Educação, Infecções por Coronavirus

Resumo

Surpreendentemente, a COVID-19 parou o mundo, ou abrandou pontualmente o ritmo acelerado a que a actividade humana estava a convergir, à medida que os casulos continuaram a brotar na Primavera, as baleias continuaram as suas longas migrações através do oceano, a estação seca voltou a queimar a terra, e o planeta continuou a sua dança incessante de rotação e tradução. Por outras palavras, todos os seres vivos continuaram a sua existência normalmente, excepto os humanos, aterrorizados por uma morte invisível e um inimigo impiedoso que até agora parecia intransponível.

Como citar este artigo: Velásquez Vergara Sandra M., Ruidiaz Gómez Keydis S. La educación en tiempo de pandemia COVID 19: ¿realidad o ficción?. Revista Cuidarte. 2021;12(1):e1336. http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.1336     

Biografia do Autor

Sandra M. Velásquez Vergara , Universidad de Antioquia, Medellín-Colombia

Universidad de Antioquia. Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Medellín-Colombia

Keydis Sulay Ruidiaz Gomez, Universidad del Sinù - seccional Cartagena-Colombia

Universidad del Sinú EBZ-Cartagena, Escuela de Enfermería, Cartagena-Colombia.

Referências

Plá S. La pandemia en la escuela: entre la opresión y la esperanza. En: Educación y pandemia Una visión académica. Primera Edición. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México; 2020. p. 30-9. [citado 12 de junio de 2020]. Available from: https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf

García FJ. El sistema universitario ante la COVID-19: corto, medio y largo plazo. [Internet]. Universídad, una conversación pública sobre la universidad. 2020 [citado 13 de junio de 2020];1(1): [4 screens]. Available from: : https://bit.ly/2YPUeXU .

De la Cruz G. El hogar y la escuela: lógicas en tensión ante la COVID-19. En: Educación y pandemia Una visión académica. Primera Edición. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México; 2020. p. 39-46. [citado 12 de junio de 2020]. Available from: https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf

Rogero GJ. La ficción de educar a distancia. RASE. 2020;13(2):174-82. DOI: https://doi.org/10.7203/RASE.13.2.17126

Aguilar J. Continuidad pedagógica en el nivel medio superior: acciones y reacciones ante la emergencia sanitaria. En: Educación y pandemia: una visión académica. Primera Edición. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México; 2020. p. 47-54. [citado 12 de junio de 2020]. Available from: https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf

Chang G, Yano S. “How are countries addressing the Covid-19 challenges in education?” .UNESCO’s Section of Education Policy A snapshot of policy measures [internet] 2020 Jun[ citado 23 junio de 2020].1(1); [4 screens]. Available from: https://gemreportunesco.wordpress.com/2020/03/24/how-are-countries-addressing-the-covid-19-challenges-in-education-a-snapshot-of-policy-measures/

Díaz A. La escuela ausente, la necesidad de replantear su significado. En: Educación y pandemia Una visión académica. Primera Edición. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México; 2020. p. 19-30. [citado 12 de junio de 2020]. Available from: https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf

Publicado

2020-11-13

Como Citar

1.
Velásquez Vergara SM, Ruidiaz Gomez KS. Educação em tempos de pandemia COVID 19: fato ou ficção?. Revista Cuidarte [Internet]. 13º de novembro de 2020 [citado 22º de novembro de 2024];12(1). Disponível em: https://revistas.udes.edu.co/cuidarte/article/view/1336

Edição

Seção

Cartas ao Editor

Altmetrics

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)